quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Entrar em conflito ou negociar?

Nesses dias pus-me a refletir sobre isso, se a melhor opção é entrar em conflito ou negociar algo (num plano geral).
Como vocês sabem, não adianta você apenas pesquisar as coisas. Você deve estudar,mas levantar as suas hipósteses, para que não siga o que os outros dizem.

Bem, li algumas coisas sobre o assunto e peguei algumas definiços sobre e vou colocá-las aqui. No caso essa foi uma definição que consegui no site Merkatus. Este é um trecho de um artigo escrito por Carlos Alberto de Faria, que atualmente trabalha com Marketing:

"Há várias teorias tentando explicar o que é conflito e suas origens. Há sempre a necessidade de pelo menos duas pessoas, mas pode haver mais de duas pessoas em conflito. Na teoria da administração, hoje, enxerga-se conflito como algo benéfico.

O conflito pode ter origem em uma destas 3 dimensões:

- percepção: quando você percebe que suas necessidades, desejos ou interesses tornam-se incompatíveis pela presença ou atitude de uma outra pessoa;

- sensação: quando você tem uma reação emocional frente a uma situação ou interação que aponta para um sentimento de medo, tristeza, amargura, raiva, etc.

- ação: quando você torna explícito para a outra parte, ou outras partes, as suas percepções, os seus sentimentos ou age no sentido de ter uma sua necessidade satisfeita, mas essa sua ação interfere na satisfação de necessidades de outras pessoas.

É difícil um conflito ter uma única dimensão, ele freqüentemente tem as 3 dimensões, e a intensidade de cada dimensão pode variar durante o processo de conflito.

O conflito quando se torna conhecido pelas pessoas envolvidas, pode ser destrutivo e violento, conciliatório ou amistoso; pode ser um exercício de poder ou pode ser construtivo.

Não importa qual a origem do conflito, nem o caminho que se toma para a solução, ou não, do conflito, a pessoa em conflito sempre tem a intenção de expor as suas razões dentro do conflito e ter suas necessidades atendidas.

O termo conflito, que antes demonstrava e eliciava uma percepção de confronto, hoje, na área administrativa, demonstra oportunidade.

A diversidade, também perseguida em toda empresa de ponta, é outra propulsora do conflito, pois se busca febrilmente compor equipes o mais diversificadas possíveis, exatamente para poder captar nuances da realidade mutável do mercado.

Com a diversidade, opiniões e pontos de vista diferentes, constrói-se empresas mais resistentes, pela adequação de seus serviços e produtos ao público que se destina. Essa adequação é tanto maior quanto maior for a percepção da usabilidade - facilidade de uso - por parte dos clientes. Para isso compõem-se equipes diversificadas, para aumentar a usabilidade.

Pode-se resumir as soluções que podem ser obtidas nos possíveis conflitos, em 4 tipos, a saber:

- Evitação: um lado não manifesta a existência de conflito, o outro lado desconhece a existência do conflito, é a forma mais passiva.

- Acomodação: o conflito é expresso e conhecido, mas um lado se acomoda, demonstrando uma resignação externa e, freqüentemente, uma revolta latente interna.

- Competição: o conflito é expresso e conhecido, mas forma-se uma gangorra, onde os dois lados querem ganhar, e quando um ganha o outro perde.

- Acordo: o conflito também é expresso e conhecido, mas é formada uma parceria para buscar soluções que contemplem os pontos de vista diferentes, só há um lado que na busca de soluções únicas, aumenta a auto-estima e fortalece o grupo para assumir novos desafios."

http://www.merkatus.com.br/11_artigos/49.htm




http://mundodetamires.blogspot.com/2010/08/conflito-interpessoal.html

É claro que podemos perceber que se trata de um trecho voltado para questões administrativas (já que muitas das teorias sobre conflitos, abrangem tanto o meio profissional quanto o pessoal. Tudo no mundo hoje é "dividido"...). Agora uma definição sobre negociação que tirei do site Conectando Pessoas, uma agência de Marketing digital:

A arte de negociar!


Entender a negociação como um processo em que se pretende chegar a um acordo entre duas partes, talvez seja a fórmula ideal para compreender os sucessos e fracassos que ocorrem em sua realização, pois negociar é buscar um acordo!

Diante de tantas mudanças que interferem no nosso dia-a-dia, alguns valores e princípios básicos como a ética e a honestidade foram consolidados ativos valiosos que produzem melhores resultados na arte de negociação a longo prazo, que somados à flexibilidade e confiança, compõem os pilares de uma negociação de sucesso.

No processo de negociação, é importante lembrar que para obter o sim do outro lado, é fundamental ouvir o outro e entender as suas expectativas. Para isto, ajuda bastante elaborar e seguir as etapas da negociação: planejamento, preparação, apresentação da proposta, esclarecimento, troca e acordo.

Vivemos negociando. Em nosso trabalho, com nossos amigos, nossa família. A vida é um constante exercício de negociação. A competência em negociar é hoje uma habilidade imprescindível em qualquer área de atuação, especialmente para os empresários e empreendedores.

http://www.conectandopessoas.com.br/artigos/134-a-arte-de-negociar


http://www.cdhp.com.br/negociar.html

E agora?

Quando penso em conflito eu penso em disputa por duas ou mais intenções baseadas em interesses consolidados. Portanto, um conflito se instala quando duas forças antagônicas tem total certeza do que querem, e mais, o que uma parte quer, interfere no que a outra quer, aí se promove de vez o conflito. Ambas as partes não vão (olhando de um ângulo) ceder tão fácil a ponto de perder, seja por força de ideais, orgulho ou necessidade de realmente alcançar o objetivo.

Mas será que o conflito é realmente necessário?

Muitas teorias afirmam que o conflito deve ser moderado, para que não haja desgaste de ambas as partes...se você vai entrar em conflito, não deve desperdiçar todas as forças nele, provavelmente para poder lutar de novo. Recuperadas as energias, o conflito se instala de novo...mas e se ambas as partes nunca deixarem de baixar as armas? Porque de dois um: ou uma perde e outra ganha ou vice-versa. No conflito não existe dois ganhadores ou perdedores, UM SEMPRE DEVE VENCER. Conflito é conflito e nunca vai deixar de ser. Conflito é guerra mesmo, o que não quer dizer que deva haver destruição do oponente, mas sim a REDENÇÃO.

Porém parece que atualmente o lance é NEGOCIAR!

Negociar é evitar conflitos afim de que ambas as partes saiam ganhando (ou perdendo). A negociação se baseia na compreensão das diferenças do outro e dos motivos que o levam a ser interessado em tal objetivo.
No conflito há a disputa pelo prêmio. Na negociação há o acordo para que ambas as partes possam usufruir do mesmo prêmio. Todos ganham.
Seria aquela definição de Carlos Alberto:

"o conflito também é expresso e conhecido, mas é formada uma parceria para buscar soluções que contemplem os pontos de vista diferentes, só há um lado que na busca de soluções únicas, aumenta a auto-estima e fortalece o grupo para assumir novos desafios."

Mas, se for assim não existe conflito, já que existe acordo e acordo é negociação, não é?

No mais, acho necessária a negociação (dependendo do que está sendo negociado). Não é em todos os momentos da vida que uma negociação é bem vinda. Daí se faz necessário o conflito mesmo.
Senão, primeiro se negocia, se não der certo, ou se desiste..ou se entra em conflito.

Fazer o quê, não é?

\o

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